Imagina só acordar todos os dias e escolher um look completamente diferente no próprio guarda-roupa? Parece difícil, mas não é impossível. Fazer com que renda várias produções diferentes é quase ter roupas novas todos os dias, só que melhor: sem precisar comprar. A solução para isso é tornar o seu guarda-roupa versátil. Sabe como?

Dicas para ter um guarda-roupa versátil

Tenha sempre tudo organizado: esse é o primeiro passo. Vai ficar difícil torná-lo prático, se as roupas não ficarem expostas de uma maneira que você se encontre nele. O mesmo vale para sapatos e acessórios, que devem ser fáceis de ser encontrar. Se não fica mais fácil sempre usar as mesmas peças, não é?

Menos é mais: é impossível ter um guarda-roupa versátil se você, além de não deixá-lo organizado, também deixá-lo lotado de peças. E, ó, nem adianta dizer que usa tudo, porque sempre sobra alguma peça que não usa, não serve ou precisa de ajuste. Portanto, vale separar um tempinho para isso (dicas para revisar o guarda-roupa aqui). Muitas vezes temos um apego sentimental por ter ganhado de presente ou por lembrar de uma fase da sua vida, por exemplo. Mas é preciso deixar ir para que você deixe seu armário só com coisas que você AMA e combinam com seu estilo de vida hoje. Se for algo realmente importante para você, que tal separar uma caixinha para esse tipo de roupa? <3

Mais do mesmo: na hora que você estiver revendo o que você tem, pense na variedade que você precisa. De nada adianta várias calças jeans skinny, por exemplo, se todas vão ter praticamente o mesmo efeito no look. É muito comum que a gente compre várias peças iguais quando gostamos, mas é aí que vem aquele sentimento de não ter roupa, sabe? Justamente porque tudo é muito parecido.

Pratique o desapego: você não deve deixar de tirar peças só quando já está velhinha ou não serve mais. Talvez ela só não faça mais seu estilo. Isso porque estamos sempre mudando e a roupa acompanha cada fase – isso é muito positivo, porque imagina só ser o mesmo o tempo todo? Se estiver na dúvida, pense: se fosse comprar essa roupa HOJE você compraria? Caso não funcione, guarde por mais um tempo e se na próxima arrumação ainda estiver sem uso, não tenha dúvidas!

Compre sabendo o que precisa: não compre pensando só em uma ocasião, por impulso. Toda nova aquisição do seu guarda-roupa precisa ser pensada com o que você já tem. Você tem muitas peças coloridas e poucas neutras? Ou muitas peças básica? Mais partes de cima ou partes de baixo? Analise seu armário, saiba o que falta para incluir nas próximas compras e procure exatamente o que precisa (dicas para fazer compras inteligentes aqui).

Tenha um tempo livre para fazer combinações. Teste, misture peças que não tinha imaginado antes. Vai que rende uma ideia legal? Pode até ser montando o look em cima da cama, se você preferir. Além disso, que tal fotografar seus looks quando se sentir muito bem com ele? Assim, quando parecer que não tem nada pra vestir, é só correr para o “arquivo” e relembrar alguma combinação ou “fórmula” que deu certo.

Virar os cabides quando você usa determinada peça: Essa é uma maneira de saber quais peças usa muito ou usa pouco… Talvez esteja aí a motivação (e o desafio) de encontrar uma combinação para ela. Ou voltar para a dica de praticar o desapego mesmo.

Vamos botar em prática? Organização + desapego +  compras inteligentes + testes! A lista não é nada pequena, mas dá para ser colocado em prática aos poucos. Pode ser um ótimo começo pra deixar seu guarda-roupa cada vez mais descomplicado, como deve ser.

Beijos,
Paula

[Texto originalmente de 27 de agosto de 2014 do meu antigo blog Walking on the Street e adaptado em 2018]