Arrumar e revisar o guarda-roupa não é uma tarefa nada fácil, mas a recompensa vale a pena: imaginem como é bom ter um guarda-roupa só com peças que amamos e realmente nos identificamos? Com um pouquinho de força de vontade e ajuda desse post (e o coração aberto para mudanças, rs), nem vai ser tão difícil.

Como revisar o guarda-roupa e analisar peça por peça

Antes de começar, precisamos ter em mente que qualidade é muito mais importante que quantidade. E se sair bastante coisa nessa arrumação? Se ficar só o que a gente gosta de usar, sem problemas! De que adianta um armário cheio, se a gente não tem o que vestir?

1. Vá por partes e sempre comece guardando o que você ama de verdade e usa com frequência. São aquelas que a gente realmente gosta de usar e tem certeza que não pode sair!

2. Na hora de selecionar essas peças, vale tomar coragem e retirar aquelas que com aparência mais batida, mas que gostamos tanto que não conseguimos parar de usar. Uma roupa com bolinhas, aspecto desgastado ou qualquer outro defeitinho desse tipo devem ser retiradas. Afinal, a roupa que a gente usa todo dia merece estar em bom estado e tem tudo a ver com a gente cuidar da gente mesma! :)

3. Quanto às outras roupas, que não fazem parte das que você AMA, vale se desfazer quando:

… você sempre prefere uma outra roupa no lugar daquela. Por exemplo, seis shorts jeans que não se diferenciam muito. Por que deixar aqueles que são sempre última opção? Afinal, sempre vão ter outros que eu você preferir usar antes dele.

não serve mais. E sem essa de deixar para quando você chegar em um corpo que não é o seu hoje, viu? Pode apostar que você vai querer roupas novas para acompanhar essa nova fase quando ela chegar.

… está com aspecto de muito usada ou manchada, furada, desgastada e etc. E se você gosta mesmo, aproveita pra ir fazendo uma listinha para guiar futuras compras.

… está parada há muito tempo e não tem a ver com seu estilo. “Se eu estivesse fazendo compras nesse momento, eu compraria isso?” Essa é uma ótima pergunta para fazer! A gente muda e nosso estilo de vida também. Normal que as roupas acompanhem toda essa mudança – e a gente nem precisa se sentir mal com isso, porque faz parte. :)

… você sempre coloca e tira aquela peça! Vale dar uma última olhada e tentar achar uma combinação para ela. Se realmente não tiver nada que faça ter vontade de sair com ela agora, melhor deixar pra lá! 

O que fazer com as peças que você decidiu se desfazer:

As roupas que você percebeu que não devem ficar precisam de um destino, certo? Algumas opções são doar, fazer um bazar com as amigas, criar um Instagram para os desapegos e ver grupos de Facebook de troca/venda, vender para brechós ou criar uma lojinha no enjoei.

Aliás, vender pode ser uma boa alternativa para aquelas peças em que existe um apego maior, mesmo sabendo que é preciso se desfazer. Fica mais fácil pensar que você pode vender várias que não funcionam no seu estilo de vida e poder comprar uma outra no lugar, que vai ser mais bem aproveitada. ;)

Como guardar e reorganizar o guarda-roupa

O principal é: quanto mais à mostra, melhor! Só que nem tudo a gente deve colocar em cabides.

1. Pendure em cabides tudo que não tiver nem um pouco de elasticidade (como jeans, seda, algodão).

2. Já os tricôs, cardigãs e malhas devem ser dobrados. Isso faz com que a peça dure muito mais!

3. Roupas delicadas que precisam ser guardadas em capas vão ficar melhor se forem em capas de TNT, algodão ou tule, que deixam a peça respirar (plástico nunca é uma boa opção, porque não deixa a peça arejada).

Tenho certeza que no meio dessa tarefa de revisar o guarda-roupa, você vai encontrar muito mais do que precisa. O lado bom é que vai ser mais fácil perceber o que está faltando. E vai ser mais fácil montar os looks e ter novas ideias se a gente deixar pra trás tudo aquilo que não está acrescentando (dicas para ter um guarda-roupa versátil aqui). Alguém se animou para fazer aquela arrumação?

Beijos,
Paula

[Texto originalmente de 9 de julho de 2015 do meu antigo blog Walking on the Street e adaptado em 2018]