A pergunta parece simples, mas repense: você sabe fazer compras inteligentes? Aqueles que rendem muitos looks, que tem a ver com o seu estilo e vão acompanhar por muito tempo? Quantas peças assim você tem? Um dos sinais que podem mostrar a resposta dessa pergunta é se você compra com muita frequência, mas sempre acha que não tem roupa.

Quem sabe o fato de não fazer as compras certas é que está prejudicando seu guarda-roupa? Vem descobrir e quem sabe melhorar seus hábitos de consumo!

1. Não compre por impulso. O ideal é ir às compras depois de analisar o que já temos e fazer uma lista do que está faltando. E depois disso, sim, sair para procurar – com foco. O complicado é que normalmente shopping é visto como um passeio e, por isso, nem sempre a compra é por necessidade.

2. Lembre-se do seu estilo de vida. A dica é pensar e imaginar aquela roupa em várias ocasiões. De nada adianta ter muitas roupas de festa se isso está pouco na sua rotina, por exemplo. O ideal é que o espaço para cada “ocasião” seja proporcional ao que ocupa na sua vida.

3. Lembre-se do seu guarda-roupa. Pense em como essa peça vai funcionar com o que você já tem. Dá pra render looks diferentes, para ocasiões diferentes, temperaturas diferentes? De nada vai adiantar essa peça ser linda se você só conseguir fazer uma única combinação com ela e usar sempre do mesmo jeito. Vale usar complementos e acessórios para dar um ar diferente e a impressão de roupa nova sempre.

4. Pense no custo x benefício. Depois de ver se ela fica bem no seu tipo de corpo, se é confortável, se tem qualidade e acabamento, é importante pensar no custo X benefício. O preço dela dividido pelas vezes que você vai usar faz ela valer o custo por uso? Se ela for mais cara, mas for muuuito usada, “tá paga”, sabe? Ao contrário de um vestido de festa caro e que vai ser usado poucas vezes, por exemplo.

5. A peça precisa render pelo menos 3 looks muito diferentes. E não é mudando só um detalhezinho, viu? É mudar o look real! E isso vale até para um vestido, macacão ou qualquer peça única do dia a dia. O guarda roupa ideal também deve ter mais partes de cima do que partes de baixo, já que elas chamam mais atenção. O ideal mesmo seria uma proporção de uma parte de baixo (shorts, saia, calça) para cinco partes de cima (blusa, camisa, blazer, cardigã, colete).

6. Não compre nada na dúvida! É bem importante que o seu armário tenha tudo o que você AMA. Ninguém quer peças paradas ali ocupando espaço, não é?! Pense e, se precisar, volte outro dia!

E todas essas dicas não são simplesmente para nós usarmos melhor o dinheiro. É uma questão de cada vez mais é aprimorar o nosso estilo (dicas para encontrar seu estilo aqui). Tem coisa melhor do que fazer compras inteligentes e que vão render muitos looks? Mesmo que seja um exercício diário fugir das compras por impulso ou daqueles precinhos amigos em liquidações, prometo que vale a pena!

Beijos,
Paula

[Texto originalmente de 1o de setembro de 2014 do meu antigo blog Walking on the Street]