Sabe quando uma pessoa diz que alguma peça de roupa ou combinação é a sua cara? Isso quer dizer que as pessoas já conseguem perceber, a partir do que você usa, o que tem a ver com você. Se isso já aconteceu, significa que você já descobriu seu estilo ou está próximo disso.

E quando descobrimos, isso se reflete em mais autoconfiança e autoestima, porque a gente se sente bem com a roupa que veste. É aquilo que eu sempre repito: roupa não é só roupa! E se conhecendo é possível fazer compras duráveis, independente das tendências. Vem ver algumas dicas para aperfeiçoar o seu e se conhecer cada vez mais:

O que ter estilo significa. Moda não é só roupa, é uma forma de você se expressar, mostrar quem você é, expor um pouco da sua personalidade. O modo como você se veste tem um pouco do seu jeito, lugares que você frequenta, músicas que ouve, lugares que já foi… É um reflexo das suas experiências e de tudo que está ao seu redor. E para você saber disso e ter seu próprio estilo, esse processo começa de dentro.

Comece a se analisar. Como você gosta de se sentir quando escolhe um look? Qual o look que você veste que dá mais essa sensação? Por quê? O que você gosta de disfarçar e o que quer valorizar no seu corpo? Quais cores mais gosta de usar? É uma junção de tudo isso que vai fazer o seu estilo único!

Busque referências. Diversidade de pessoas registrando looks na internet é o que não falta. Selecione quais se identifica e salve em uma pasta do Pinterest. Assim você pode perceber o que eles têm em comum, além de ser uma inspiração extra na hora de se vestir.

Adapte as tendências. Seguir seu próprio estilo não significa ignorar tudo o que está na moda. É preciso ver se a peça se adequa com o seu modo de vestir, estilo de vida e se ainda vai querer usá-lo depois que o ‘boom’ passar. Se sim, use da forma que mais te faz sentir bem.

Quebre as regras. Se ficar se preocupando com regras e o que dizem que pode ou não pode, vai ser difícil encontrar seu estilo (já parou para pensar para quem você se veste?). Coloque, tire, tente outro look… O espelho vai te dizer onde você acertou e errou. O mais importante é que você saia se sentindo bem, segura e confortável consigo mesma. Essa precisa ser a parte mais divertida. E se depois descobrir que a combinação não ficou legal, é só não repetir a roupa no dia seguinte. ;)

Estilo é numa busca diária e você não vai ser o mesmo o tempo inteiro. É só olhar pra trás e ver como o seu modo de se vestir mudou nos últimos anos. E nem é questão de acordar inspirada o tempo inteiro. Isso pode significar um pouco de exercício, mas mesmo o modo com que você incrementa um look bem básico de tênis + jeans + camiseta também tem um pouco de você, sabe?

Beijos,
Paula

[Texto originalmente de 24 de setembro de 2014 do meu antigo blog Walking on the Street e adaptado em 2018]