A escolha dos looks no dia a dia tem que ser algo leve, fácil e rápido. Se este momento não estiver sendo assim para você, uma das soluções pode estar em pensar como organizar o guarda-roupa. Se você estiver precisando revisar o armário antes disso, espie esse post. Logo abaixo seguem dicas para seguir. Olha só:

Hora de organizar o guarda-roupa 1: otimizando espaço

Deixe à mostra o máximo de peças que conseguir: se não vemos a peça, esquecemos de usar e acabamos usando sempre as mesmas. Tente se adequar ao espaço que tem: separe peças de verão e inverno, deixe mais à mostra todas as suas opções de dia a dia.
As gavetas ou lugares de difícil acesso podem ficar as peças específicas (academia, pijama, praia e festa, por exemplo, que você sabe que vai procurar quando necessário). Observe suas necessidades, o que mais faz o seu tempo render e deixe por perto tudo que quer lembrar de usar mais.

Escolha os melhores acessórios organizadores para ajudar: desde colmeias organizadoras, caixas e suportes para acessórios e cestas. O modelo de cabide também: o de veludo é mais fino para poupar espaço, apesar de precisar de cuidado pela peça não deslizar. 

Ache a dobra ideal para você: os tecidos que esticam, que são malha, devem ser guardados dobrados, porque se ficarem marcados nos cabides, ficam deformadas e não voltam. Depois de identificar quais são, descubra qual o melhor jeito de dobrar, pensando no jeito que conseguiria manter. Às vezes é um jeito “maravilhoso” de arrumar, mas não cabe no seu dia a dia. A dobra precisa ser prática!

Hora de organizar o guarda-roupa 2: modo de categorizar

Separe suas peças por categorias e não por ocasião: se você manter a separação de roupas de trabalho e roupas de final de semana, dificilmente vai fazer misturas que rendem looks interessantes! Claro que um vestido longo e com bordados não vai para um happy hour. Salvo exceções, as peças devem ser organizadas por categorias e não ocasiões. Então junte as calças, blusas e por aí vai.

Depois disso, separe por cores: isso ajuda a visualizar o que tem repetido e a não repetir compras.

Hora de organizar o guarda-roupa 3: misturando peças

Nunca subestime o poder das suas peças: muitas vezes peças de malha, como t-shirts, calças leves e de moletom, eram deixadas de lado por serem muito “básicas” com cara de ficar em casa. Apesar disso, misturadas com peças arrumadinhas, a mistura pode dar muito certo. E isso tudo pode ser facilitado ao organizar o guarda-roupa.

Depois disso, é hora de misturar e experimente. É tentando na prática que os looks fora do óbvio e do básico de todo dia acontecem.