Você sabia que existem cores que podem realçar a beleza do seu rosto, o tom da sua pele e a cor dos seus olhos? Talvez você já tenha ouvido falar em algum lugar sobre a análise de coloração pessoal. Os estudos sobre isso começaram ainda na década de 1970 e a ideia é que, quando descobrir nossas características para repeti-las, principalmente em volta do rosto. Ou seja, descobrimos as cores que complementam de maneira harmônica, sem que apareçam mais ou menos que você.

As cores das cartelas são baseadas nas estações do ano. O inverno e o verão representam as pessoas de pele fria, enquanto o outono e a primavera trazem as cores das pessoas de pele quente. No método sazonal expandido, cada estação do ano tem três cartelas, totalizando 12 ao final. São elas: inverno brilhante, inverno escuro, inverno frio, outono escuro, outono quente, outono suave, primavera brilhante, primavera clara, primavera quente, verão claro, verão frio, verão suave.

Quem tem pele quente bronzeia, quem tem pele fria queima no sol

Mito!

Não é porque a pessoa se bronzeia com facilidade ou é negra, que automaticamente a pele é quente. Muitas pessoas que bronzeiam no sol, podem ter o fundo rosado e harmonizar mais com as cores frias – e inclusive existem até pessoas que parecem quentes, mas se valorizam com tons frios, é o que chamamos de pele oliva.

Usar a cor fora da cartela dá aparência de cansaço

Verdade!

As cores que não estão presentes na sua cartela podem, além de deixar com aparência cansada, ressaltar manchas no rosto e dar uma impressão abatida. A cartela certa realça a beleza natural sem pesar.

Coloração pessoal é apenas para escolher cores de roupas

Mito!

Além de te ajudar a escolher as melhores cores para as suas roupas, principalmente nas partes de cima que refletem no rosto, a coloração pessoal indica quais são os melhores tons de maquiagem (esse vídeo exemplifica muito bem), tons de cabelo (como mostrado no post abaixo) e acessórios.

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por PAULA SALVADOR, consultora (@_paulasalvador) em

Coloração pessoal analisa temperatura, intensidade e contraste

Verdade!

A primeira etapa da coloração pessoal é identificar contraste (tema para um próximo post!) e depois seguimos no passo a passo: o efeito das cores claras ou escuras, se a pele é mais brilhante ou opaca e se o tom da pele é mais frio ou quente.

Azul é sempre frio e vermelho é sempre quente

Mito!

Nós vamos além das classificações de cores quentes ou frias e analisamos a quantidade de pigmento amarelo (quente) ou azul (frio) que uma cor tem. Portanto, existe sim tons de verde quentes e frios, assim como vermelho, rosa e por aí vai.

 

Ainda existe muito para falar sobre esse assunto. Em breve, vamos falar da parte II sobre mitos e verdades da coloração pessoal. Enquanto isso, fique à vontade para ouvir o episódio #9 do podcast Moda Descomplicada, neste link.