Quanto mais à mostra as suas peças ficam, mais você lembra de usar e montar looks. E é por isso que organizar o guarda-roupa é tão importante! Você pode começar lendo esse post sobre como revisar, este sobre como organizar para facilitar os looks e agora entender como otimizar mais seu espaço.

Dicas para organizar o guarda-roupa por tipo de peça

Acessórios: uma solução prática é utilizar suportes com ganchinhos, bandejas própria para anéis e brincos. Os colares mais longos podem ser colocados em ganchos autoadesivos na porta do guarda-roupa. Acessórios maiores, como óculos de sol, cintos e relógios, podem ser guardados em caixas. Já os lenços e cachecóis, podem ser guardados enroladinhos em cestas, caixas ou até gavetas. E lembre-se: tudo em local seco e sem umidade.

Terceiras peças: nesse caso, depende do tecido. Se for cardigã de malha, é preciso estar guardado dobrado. Independendo da forma de guardar, tente agrupar ou manter todas próximas para deixar as opções de terceira peça fáceis de encontrar.

Camisetas: dobre todas  da mesma maneira para ficarem do mesmo tamanho (algo visualmente alinhado também ajuda a visualizar). Depois, é só ir fazendo pequenas pilhas, seja dentro da gaveta ou até mesmo na prateleira. O legal é você encontrar um jeito que irá conseguir manter organizado mais facilmente. 

Calças, saias e shorts: tente deixar todas essas peças próximas. Desta forma, quando for se vestir, pode visualizar todas as opções para a parte de baixo sem esquecer nenhuma! Elas podem ficar dobradas, ou, se preferir deixar em cabides (principalmente quando amassam), tente não deixar sobrepostas para não dificultar encontrá-las. Cuide para que, dependendo do tecido, se for aqueles que esticam, não ficarem deformadas. 

Lingerie: colmeias organizadoras podem ajudar a manter calcinhas, meias e também sutiãs sem bojo organizados facilmente. Caso não usar, tente apenas dispor cada uma das peças de maneira que fique organizado. Já os sutiãs com bojo e aro precisam ser guardados abertos, encaixados um no outro e nunca dobrados para que a estrutura não seja prejudicada. E ah, não use perfumadores nessas gavetas, porque podem causar alergia.

Peças fitness: leggings, shorts, camisetas e tops de malha que você usa para treinar devem ficar em um cantinho específico do seu guarda-roupa, otimizando a organização. Podem ficar enroladinhas em gavetas ou também ganharem espaço em colmeias.

Calçados: evite deixar em plásticos ou caixas de papelão. As caixas com aberturas, saquinhos de TNT são bons para isso, pois permitem que a peça “respire” por conta de seus furinhos. Cuidado ao empilhar para que não fiquem deformados também!

Tentem e me contem quais dicas deram certo na hora de organizar o guarda-roupa. E também se você encontrou outra maneira de organizar. Lembrando que não existe fórmula: descubra o que mais funciona para você!

Beijos,
Paula