Já imaginou se, a cada estação, você escolhesse 37 peças para compor o seu guarda-roupa – incluindo roupas e calçados? Essa é a proposta de uma blogueira que resolveu documentar esse desafio, chamado de armário cápsula. A norte-americana Caroline Joy, do Un-Fancy, criou seu site para mostrar as suas escolhas a cada estação e os looks que ela monta a partir dessa seleção.

Eu adorei a proposta, porque não tenho dúvidas de que a gente tem muito mais do que precisa e se empolga muito com preços baixos que encontramos por aí. Não é à toa que a frase “não tenho nada para vestir” é tão comum. Comprar uma peça nova, esquecer de outra e temos sempre os favoritos que são mais usados. Isso é familiar pra você?

“To me, a capsule wardrobe represents more time and energy for what really matters – less time spent deciding what to wear, less time spent shopping (…), more money for our dreams and helping others”.

O armário cápsula dela funciona assimm: a cada três meses, os 37 itens, entre roupas e sapatos, são escolhidos. E isso significa também não fazer compras. Só é válido comprar (pouco e de maneira consciente!) antes de montar a seleção.

O resultado é um guarda-roupa com peças versáteis com o que ela realmente está AMANDO usar no momento. As que não foram escolhidas? Ficam guardadas por uma temporada. Ela tem um estilo bem minimalista e neutro, mas nem precisa ser assim para funcionar.

E apesar do número chamar muito a nossa atenção, isso não é exatamente sobre a quantidade. Se 37 peças não se encaixam no seu estilo de vida, é só encontrar um número certo que funcione para você – que, com certeza, é muito menor do que você imagina. É um desafio que exercita a nossa criatividade. O que acharam da ideia? : )

Aqui tem um post de uma marca que criou uma coleção de 5 peças que rende 30 looks e funciona como um armário cápsula.

Beijos,
Paula

[Texto originalmente de 24 de março de 2015 do meu antigo blog Walking on the Street e adaptado em 2018]