Não faz muito tempo que a gente abria uma revista feminina e as informações já chegavam assim: isso pode, isso não pode, isso entra na moda, isso sai. Totalmente restritivo, impessoal, nada como a moda realmente é.

Depois a moda foi ficando mais real com os blogs, o dia a dia nos perfis do Instagram e surgiu todo o discurso reforçando que não tem certo e errado e o que vale é cada um se sentir bem.

Mas será que é isso mesmo? Moda não tem certo e errado?

Na profissão de consultora de estilo, a gente percebe que existe o que faz sentido para uma pessoa; e a partir do momento que a gente segue isso, ela se sente bem. E adivinha? Ela acertou no look!

E não, você não precisa aprovar – até porque quem está se sentindo bem, não precisa de aprovação. Não faz sentido olharmos para o outro através do nosso estilo. E quando esse estilo é genuíno, fica visível: “eu não usaria, mas o que ela está vestindo tem tudo a ver com ela”, sabe?

E quer saber o maior erro que se comete nos looks?

Insegurança. É o que te faz ficar na zona de conforto – talvez vestindo sempre jeans, camiseta e sapatilha -, não incluir acessórios, não testar peças diferentes. Tudo por medo de errar.

Claro que se você está se sentindo bem com o que está vestindo, mesmo que seja o jeans-camiseta-sapatilha citado ali, não precisa se preocupar. O problema é quando isso incomoda, cansa, não dá prazer. Porque é pra isso que a moda existe.

“E se eu estiver fazendo errado na hora de combinar?”

Você pode não saber ainda, mas quem tem todas as respostas pra dizer se o look está bom ou não é você mesma. Esse look fez você se sentir bem? Se a primeira impressão foi boa, sinal de que sim. A segunda, terceira, quarta impressão já é a insegurança falando mais alto pra te fazer desistir de tentar algo novo. Confia!

Se no final do dia, você ainda está se sentindo bem no look, para e pensa: por que eu gostei dele? Quais os tipos de peça, tecido? Eu estou parecendo mais confortável, arrumada, um pouco de cada? Estou com bastante detalhe no look ou mais clean? Esse jeito que você gosta de se sentir quando se veste é o seu estilo. E vai ser assim em qualquer situação – trabalho, final de semana, festa – , porque não tem a ver com aquelas peças em si. É a sensação que dá, a mensagem que você sente que passa.

É isso que é estilo.

E ah, não tem a ver a ver com se limitar a clássica, romântica, esportiva, etc, porque ninguém é uma coisa só e esses conceitos são relativos. E caso você chegue no fim do dia e veja que aquele look não tem tanto a ver com você, tudo bem. É só um look e amanhã não repete e tenta de novo.

Para o look dar certo além do nosso “uniforme de cada dia”, é preciso arriscar.

É arriscando que a gente se conhece, vai ganhando autoconfiança sobre o próprio estilo, percebendo o que dá certo, entendendo que tipo de peça tem tudo a ver. Eu já fui muito, muito, muito insegura na hora de comprar, montar looks e demorei até entender o que era o meu estilo que fazia eu me sentir eu mesma. Então posso te garantir que é uma questão de prática. O look nunca cai do céu, é preciso ter disposição para testar. Sem pressão, aos poucos, quando for dando vontade de testar algo novo.

Roupa não é só roupa e se você tem vontade de experimentar, confia no que o espelho diz. Existe um mundo de possibilidades incríveis pra explorar e a insegurança não pode te privar disso. E vale pros looks e pra vida. :)